dc.description.abstract | A atividade física no contexto escolar é fundamental, principalmente na
Educação Infantil, fase em que se inicia a formação da criança. Por essa razão a
importância das aulas de Educação Física se justifica, uma vez que nessas aulas há
atividades que, além de prazerosas, são essenciais para o desenvolvimento dos
aspectos cognitivos, psicomotores e socioafetivos da criança. Dentro dessa visão,
este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender como a Ginástica
Artística pode ser inserida e trabalhada no conteúdo das aulas de Educação Física
na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada no Centro de
Educação Infantil Municipal ―Mundo do Saber‖, Km 35, município de São Mateus -
ES. Os dados foram coletados por meio da técnica metodológica de coleta de dados
intervenção utilizando planos de aula ministrados para alunos do Pré II, no período
de 09 a 17 de maio de 2018. O resultado obtido com o estudo, pesquisa e
intervenções realizadas, mesmo com as dificuldades e desafios identificados,
demonstrou que a Ginástica Artística pode ser desenvolvido e trabalhado na
Educação Física no ensino infantil, pelo fato de contribuir para a melhoria no
processo de interação, concentração, habilidades e desenvolvimento motor da
criança. Porém, para que essa possibilidade se concretize é necessário que o
professor tenha conhecimento sobre a modalidade da GA e mantenha-se atualizado. | pt_BR |