dc.description.abstract | Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam as Lutas como um conteúdo
oficial da disciplina de Educação Física. Todavia, a existência de alguns argumentos
inibe o professor a incentivar essa prática nas escolas. Argumentos como a
deficiência de grande parte dos professores na vivência com as Lutas e a
preocupação referente a violência que pode ser ocasionada com sua prática.
Contudo, o professor não precisa necessariamente saber fazer para ensinar, existem
meios para que o mesmo possa trabalhar com as Lutas sem tê-las praticado
anteriormente e desconsiderando a ocorrência de violência. O Huka-huka é uma luta
corporal praticada pelos povos indígenas do Xingu, tribo localizada no Estado do
Mato Grosso. Nele, dois adversários ficam frente a frente e se ajoelham para iniciar
o combate que só é finalizado após um dos adversários ser levado ao chão. Fora
das competições, o Huka-huka é um ritual que acontece posteriormente a ocorrência
do Kuarup, ritual Xingu de homenagem aos mortos, onde ao amanhecer, após o
Kuarup, inicia-se a competição através do Huka-huka para medir a força dos índios.
Esta pesquisa se fundamenta em um desdobramento do projeto guarda-chuva
intitulado Lutas como conteúdo de Educação Física: Uma proposta da prática
pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Onde busca-se introduzir a
prática do Huka-huka no ensino fundamental. | pt_BR |