dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de Licenciatura em Educação Física foi desenvolvido
sobre a questão da Inclusão onde tem como tema central "A inclusão do(a) aluno(a)
cadeirante nas aulas de Educação Física em São Mateus-ES". Baseou-se na
inclusão dos alunos cadeirantes nas escolas municipais nos anos iniciais e finais do
Ensino Fundamental. O tema escolhido foi bem expressivo, pois trata de um assunto
muito concernente e preocupante para rede regular de ensino que por muitas vezes
encontra-se despreparada pedagogicamente e fisicamente para atuar com estes
alunos. O objetivo principal foi investigar como ocorre a inclusão dos alunos
cadeirantes nas aulas de Educação Física no município de São Mateus, e teve como
objetivos específicos identificar o número de alunos com deficiência física na rede
municipal de ensino, analisar a participação desses alunos nas aulas de Educação
Física e as ações utilizadas pelo seus professores. Buscou-se também observar o
espaço físico da escola a fim de identificar a acessibilidade dos alunos. O
embasamento teórico foi construído por Cruz (2005), Carvalho (1997), Sacristán
(1999), Chicon (2010), entre outros. Os professores por muitas vezes têm receio em
receber alunos com tamanhas limitações, sejam elas físicas e/ou mentais. Para
entender melhor o processo de inclusão, procurou-se pesquisar os instrumentos
necessários para que esta acontecesse como aspectos históricos da educação
inclusiva, a Educação Física inclusiva e a Educação Física em São Mateus, utilizou se o método da pesquisa de campo e qualitativa, onde foi elaborado um questionário
que foi respondido por professores da rede municipal dos anos iniciais e finais. Ao
final deste trabalho foi possível observar a dificuldade de acesso dos alunos
cadeirantes a determinados ambientes da escola o que inclui a quadra de esportes,
biblioteca, entre outros. Pôde-se notar o empenho dos profissionais envolvidos nas
aulas de Educação Física, professores e cuidadores, que realmente fazem a
diferença para esses alunos. | pt_BR |