• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos Acadêmicos
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Educação Física
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos Acadêmicos
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Educação Física
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A INCLUSÃO DO (A) ALUNO (A) CADEIRANTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SÃO MATEUS - ES

Thumbnail
Visualizar/Abrir
A INCLUSÃO DO (A) ALUNO (A) CADEIRANTE NAS AULAS.pdf (646.8Kb)
Data
2018-12-01
Autor
Scadua, Eliete Rodrigues Pereira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho de conclusão de Licenciatura em Educação Física foi desenvolvido sobre a questão da Inclusão onde tem como tema central "A inclusão do(a) aluno(a) cadeirante nas aulas de Educação Física em São Mateus-ES". Baseou-se na inclusão dos alunos cadeirantes nas escolas municipais nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. O tema escolhido foi bem expressivo, pois trata de um assunto muito concernente e preocupante para rede regular de ensino que por muitas vezes encontra-se despreparada pedagogicamente e fisicamente para atuar com estes alunos. O objetivo principal foi investigar como ocorre a inclusão dos alunos cadeirantes nas aulas de Educação Física no município de São Mateus, e teve como objetivos específicos identificar o número de alunos com deficiência física na rede municipal de ensino, analisar a participação desses alunos nas aulas de Educação Física e as ações utilizadas pelo seus professores. Buscou-se também observar o espaço físico da escola a fim de identificar a acessibilidade dos alunos. O embasamento teórico foi construído por Cruz (2005), Carvalho (1997), Sacristán (1999), Chicon (2010), entre outros. Os professores por muitas vezes têm receio em receber alunos com tamanhas limitações, sejam elas físicas e/ou mentais. Para entender melhor o processo de inclusão, procurou-se pesquisar os instrumentos necessários para que esta acontecesse como aspectos históricos da educação inclusiva, a Educação Física inclusiva e a Educação Física em São Mateus, utilizou se o método da pesquisa de campo e qualitativa, onde foi elaborado um questionário que foi respondido por professores da rede municipal dos anos iniciais e finais. Ao final deste trabalho foi possível observar a dificuldade de acesso dos alunos cadeirantes a determinados ambientes da escola o que inclui a quadra de esportes, biblioteca, entre outros. Pôde-se notar o empenho dos profissionais envolvidos nas aulas de Educação Física, professores e cuidadores, que realmente fazem a diferença para esses alunos.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/232
Collections
  • Educação Física [40]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião