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dc.contributor.authorDos Santos, Ingred Barbosa
dc.contributor.authorDe Almeida, Israel Francisco Petronetto
dc.contributor.authorSiqueira, Maria Julia Santos Gomes De Lima
dc.date.accessioned2021-06-07T17:26:01Z
dc.date.available2021-06-07T17:26:01Z
dc.date.issued2014-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/213
dc.description.abstractNeste trabalho apresentam-se os resultados de pesquisa realizada na escola Dora Arnizaut Silvares, localizada noMunicípio de São Mateus, sobre o custo-aluno na modalidade de ensino fundamental (1ª a9ª Série). Os Municípios, sob as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal devem destinar um percentual nunca inferior a 25% das receitas oriundas de impostos à educação, e para isto é salutar conhecer a realidade das Instituições de Ensino sob a sua tutela.A pesquisa procurouresponder aos seguintes questionamentos: De posse das receitas destinadas a educação, o Município está considerando corretamente os custos educacionais por aluno da rede de ensino para poder aplica-las? Mais ainda: como os métodos e ferramentas da contabilidade de custo, contribuem para a otimização dos recursos disponíveis para educação?Os resultados da pesquisa mostram que existe desconexão entre os gastos com educação e o real custo/aluno, sendo que para sanar esta, fazem-se necessários ajustesna metodologia de apuração para que se tracem por parte da Secretaria Municipal de Educação parâmetros adequados de gestão para as unidades escolares.pt_BR
dc.subjectCusto-aluno, custo ensino fundamental, gestão da educaçãopt_BR
dc.titleO CUSTO CONTÁBIL SOBRE A ÓTICA DAS REGRAS DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO. UM ESTUDO DE CASO DO CUSTO ALUNO NA ESCOLA DORA ARNIZAUT SILVARESpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR


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