dc.description.abstract | O sistema contábil brasileiro está em processo de evolução, tal procedimento
acontece para que o país faça parte da padronização que a contabilidade está
sofrendo, e a cada dia que passa novas alterações surgem ocasionando em novas
perspectivas que se tornam necessárias para que se efetivem tais mudanças.
Uma das principais protagonistas nesse processo de padronização da
contabilidade são as micro empresas e empresas de pequeno porte, onde dentre
todas as organizações são as que mais estão em expansão, e com a implantação da
Lei 11.638/2007, juntamente com a Medida Provisória 449/2008, que posteriormente
foi transformada na Lei 11.941/2009, essas empresas podem crescer ainda mais
devido a essas novas alterações.
Uma das principais mudanças no Balanço Patrimonial passou a vigorar
depois da implantação dessas leis, que foi a divisão em apenas duas contas no ativo
e no passivo, além da saída do diferido e a entrada do ativo intangível, onde agora
passa a ser valorizado também contas que são invisíveis aos nossos olhos, mas que
podem ser identificáveis ou não, como a marca de uma empresa, carteira de
clientes, licenças, propagandas entre outros, contas que se forem deixadas de ser
contabilizadas podem ocasionar em prejuízos.
O importante para uma ME ou EPP seguir sempre em uma crescente
alavanca é necessário levar em consideração a contabilização desses ativos,
juntamente com seu poder de produção e vendas para que, através da medida dos
impactos financeiros dado pelo grau de alavancagem, a empresa tenha condições
de atuar no mercado e de fazer seus investimentos necessários para seu
crescimento.
Mas para uma empresa conquistar tudo isso é preciso mostrar presença
perante o mercado com a exposição de seu nome, de sua marca, e
conseqüentemente com a aceitação estará atraindo mais clientes, fatores que vão
levá-las a patamares melhores, obtendo uma elevação nas vendas e na produção,
sempre buscando uma redução nos custos para auferir ainda mais lucros e assim
conquistarem crescimento, maior autonomia e respeito para com os clientes e com o
mercado. | pt_BR |