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O AUMENTO DE MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO IFES CAMPUS DE SÃO MATEUS
dc.contributor.author | PAVESI, Daiana de Fátima | |
dc.contributor.author | NUNES, Marcus Antonius da Costa | |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T13:40:28Z | |
dc.date.available | 2024-02-20T13:40:28Z | |
dc.date.issued | 2023-09-09 | |
dc.identifier.citation | Pavesi, D. de F., & Nunes, MA da C. (2023). O AUMENTO DE MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO IFES CAMPUS DE SÃO MATEUS. Revista Contemporânea , 3 (9), 15019–15040. https://doi.org/10.56083/RCV3N9-083 | pt_BR |
dc.identifier.issn | https://doi.org/10.56083/RCV3N9-083 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1763 | |
dc.description.abstract | O atendimento educacional a pessoas com necessidades especiais em ambiente escolar regular é preconizado desde 1994, a partir da Lei de Salamanca. Desde então, várias leis, decretos e portarias foram instituídos nos âmbitos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. No entanto, a escolha deste tema justifica-se pela constatação de que, mesmo com critérios e normativas distintos adotados pelas universidades e institutos federais de educação –uma vez que o ingresso dos estudantes é feito mediante processo seletivo específico –, há cotas direcionadas às pessoas com deficiência. Este artigo busca compreender a inserção do estudante com alguma deficiência no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e as perspectivas que envolvem a inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) nesse contexto, por meio de uma alocação percentual de vagas. Dados estatísticos indicam que a implementação de cotas trouxe a Educação Especial para a realidade de cursos técnicos, representando um avanço significativo e uma oportunidade singular. Caso contrário, a competição por vagas com alunos sem deficiência se tornaria restrita e as chances, em determinadas situações, seriam quase nulas. Dessa forma, conclui-se que a Educação Especial no IFES transcende a mera inclusão, representando também a humanização, afetividade e equidade presentes em seu ambiente escolar. Este se configura não somente como um local de competitividade mecanizada e tecnicista, mas como um espaço que promove valores fundamentais. | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional, Leis, Ingresso, Cotas, Humanização. | pt_BR |
dc.title | O AUMENTO DE MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO IFES CAMPUS DE SÃO MATEUS | pt_BR |
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