PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES/AS À LUZ DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Esta dissertação aborda a questão das práticas de formação de leitores, tendo como enfoque a Literatura Afro-brasileira, em turma de 6º ano em escola municipal de Ensino Fundamental de São Mateus, ES. O problema central se baseia em como as professoras de Língua Portuguesa podem aprimorar suas estratégias de promoção da leitura, incorporando a Literatura Afro-brasileira de maneira efetiva em seus planos de ensino. Os objetivos desta pesquisa são: investigar o desenvolvimento dos alunos/as do 6º ano por meio das práticas pedagógicas de Literatura Afro-brasileira, promover estratégias para a formação de leitores críticos e sensíveis à diversidade étnico-cultural do Brasil, e analisar os resultados obtidos com as práticas junto aos professores e alunos participantes. A metodologia empregada inclui pesquisa-ação, com aplicação de questionários com professoras, pedagoga, autora e alunos/as da turma do 6º Ano. Posteriormente, houve a visita da escritora Taís Espírito Santo aos alunos, em diálogo presencial ratificando a realidade da literatura afro-brasileira e peculiaridades sobre sua trajetória de vida e como escritora. O encontro foi marcado por muita emoção dos alunos e professores, pois não é algo comum conhecer a autora de livro. Os dados coletados foram analisados e serviram de base para a elaboração de um E-book (Produto Educacional) contendo sequências didáticas inovadoras que visam à formação de leitores críticos e sensíveis à diversidade étnico-cultural brasileira. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de uma abordagem contínua e integrada da Literatura Afro-brasileira no currículo escolar, indo além das comemorações pontuais, e pela importância de valorizar a diversidade étnica e cultural do Brasil no ambiente escolar. Ao finalizar a participação nos questionários, na visita a escritora e no diálogo com ela e com a pesquisadora, conclui-se que é possível contribuir para uma educação mais inclusiva e representativa, promovendo o reconhecimento e a valorização das diferentes culturas e saberes étnico-raciais, assim como o desenvolvimento de leitores críticos e culturalmente sensíveis.