A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Fecha
2021-08-18Autor
DOMINGOS, Claudiana do Nascimento
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
DOMINGOS, C. do. N. A importância do lúdico na transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2021. 93f Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
Este estudo visou a pesquisar “A importância do lúdico na transição da educação infantil para o ensino fundamental”. O objetivo geral foi compreender como os professores da EMEIF “Barra de Marobá”, em presidente Kennedy-ES, utilizam o lúdico, como atividade pedagógica, na transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental. Este estudo se justificou em virtude de a criança estar em constante construção e evolução do conhecimento. Além disso, sabe-se que, por meio da ludicidade, é possível realizar um processo de ensino e aprendizagem com práticas pedagógicas enriquecedoras. Foi possível perceber que é de suma importância pensar na transição do aluno da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, partindo da ideia do que significa essa ação e de que ela está ligada a outros aprendizados que são importantes para o desenvolvimento do aluno. Assim, foi elaborada, como Produto Final, uma Formação Continuada, para ser realizada por meio de oficinas para os professores do Ensino Fundamental dos anos iniciais, visando a auxiliar no desenvolvimento de um trabalho de transição através da ludicidade. Neste contexto, acreditamos estar contribuindo com os professores para que suas reflexões e aquisição de ações em suas práticas pedagógicas promovam uma aprendizagem significativa. Com isso, estaremos colaborando para que melhorem cada vez mais a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, através do lúdico, na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.