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dc.contributor.authorCORDEIRO, Maria Da Penha Nóbrega Uchôa
dc.date.accessioned2024-01-31T12:46:52Z
dc.date.available2024-01-31T12:46:52Z
dc.date.issued2023-08-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1749
dc.description.abstractA pesquisa em questão tem por objetivo relatar as contribuições da atividade lúdica Amarelinha, no desenvolvimento cognitivo de alunos de quatro a cinco anos na Educação Infantil em Boa Esperança – Presidente Kennedy/ES. O jogo Amarelinha foi escolhido, por auxiliar na organização do esquema corporal das crianças e possibilitar a identificação de números, cores, formas geométricas, além de estimular a socialização. O caráter lúdico faz com que a noção de jogo prevaleça e ordene sua execução de forma prazerosa. O período da Educação Infantil é importante para a introdução das brincadeiras e dessa maneira, o processo de ensino/aprendizagem torna-se mais aprazível, dinâmico e significativo. A investigação foi realizada através de pesquisa bibliográfica, utilizando autores contidos no Referencial Teórico. Também foi realizado pesquisa de campo, utilizando a observação, bem como, entrevistas com os professores participantes. Após verificar o papel da brincadeira na educação infantil, observou-se que os educadores incorporaram com sucesso elementos lúdicos em suas estratégias de ensino, resultando em melhor aprendizado e habilidades cognitivas para as crianças dentro da instituição. Constatou-se que o envolvimento em atividades pedagógicas que incorporem jogos, brinquedos e outros elementos lúdicos são essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças na Educação Infantil.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Ludicidade. Brincadeira Amarelinha. Desenvolvimento cognitivo.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INFANTIL E LUDICIDADE: AS CONTRIBUIÇÕES DA BRINCADEIRA “AMARELINHA” NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇApt_BR


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