• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

EDUCAÇÃO INFANTIL E LUDICIDADE: AS CONTRIBUIÇÕES DA BRINCADEIRA “AMARELINHA” NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA

Thumbnail
Ver/
MARIA DA PENHA NÓBREGA UCHÔA CORDEIRO.pdf (1.840Mb)
Fecha
2023-08-08
Autor
CORDEIRO, Maria Da Penha Nóbrega Uchôa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A pesquisa em questão tem por objetivo relatar as contribuições da atividade lúdica Amarelinha, no desenvolvimento cognitivo de alunos de quatro a cinco anos na Educação Infantil em Boa Esperança – Presidente Kennedy/ES. O jogo Amarelinha foi escolhido, por auxiliar na organização do esquema corporal das crianças e possibilitar a identificação de números, cores, formas geométricas, além de estimular a socialização. O caráter lúdico faz com que a noção de jogo prevaleça e ordene sua execução de forma prazerosa. O período da Educação Infantil é importante para a introdução das brincadeiras e dessa maneira, o processo de ensino/aprendizagem torna-se mais aprazível, dinâmico e significativo. A investigação foi realizada através de pesquisa bibliográfica, utilizando autores contidos no Referencial Teórico. Também foi realizado pesquisa de campo, utilizando a observação, bem como, entrevistas com os professores participantes. Após verificar o papel da brincadeira na educação infantil, observou-se que os educadores incorporaram com sucesso elementos lúdicos em suas estratégias de ensino, resultando em melhor aprendizado e habilidades cognitivas para as crianças dentro da instituição. Constatou-se que o envolvimento em atividades pedagógicas que incorporem jogos, brinquedos e outros elementos lúdicos são essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças na Educação Infantil.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1749
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias