A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE ANCHIETA/ES SOBRE A EVASÃO ESCOLAR
Resumen
FREIRE, Humberto Bressanelli. A percepção dos professores de Educação Física do município de Anchieta/ES sobre a evasão escolar. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2023.
A não participação dos alunos nas aulas de Educação Física pode ter como um dos fatores a ausência de práticas pedagógicas no combate à evasão escolar, portanto, essa pesquisa buscou compreender a percepção dos professores sobre a importância das práticas pedagógicas no combate à evasão escolar nas aulas de Educação Física no município de Anchieta/ES. O problema de pesquisa, consequentemente, constitui-se do seguinte questionamento: qual é a percepção que os professores de Educação Física de Anchieta/ES têm sobre a importância das práticas pedagógicas no combate à evasão escolar dos alunos dos 9ºˢ anos do Ensino Fundamental? O objetivo geral foi compreender a percepção dos professores sobre a importância das práticas pedagógicas no combate à evasão escolar dos alunos dos 9ºˢ anos do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física no município de Anchieta/ES. A metodologia aplicada nessa investigação foi uma pesquisa bibliográfica, empregando estudo de caso, com abordagem qualiquantitativas. O resultado a que se chega é que, embora sejam muitos os fatores que contribuem para o fenômeno da evasão escolar, os principais motivos apontados pelos professores de Educação Física pesquisados são a repetência, a necessidade do trabalho infantil para compor a renda familiar, a pobreza e a falta de comida em casa, a longa distância entre a escola e a casa, a falta de transporte, a falta de uniforme e material escolar, a ausência de jogos cooperativos e maior busca ativa da escola. O produto-final proposto foi um e-book, com o resultado das entrevistas realizada com os professores de Educação Física de Anchieta/ES que atuam nas cinco escolas da rede pública de ensino, a ser distribuído para o corpo docente dos 9ºˢ anos do Ensino Fundamental.