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dc.contributor.authorJESUS, Anderson Silva de
dc.date.accessioned2024-01-08T11:32:13Z
dc.date.available2024-01-08T11:32:13Z
dc.date.issued2023-07-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1724
dc.description.abstractJESUS, A. S. A percepção dos professores de educação física em relação espaço físico escolar e seus materiais pedagógicos em uma escola no município de Serra/ES. 2023. 87f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2023. A presente dissertação consiste em uma pesquisa de campo realizada na EMEF Bicanga no Município de Serra- ES a qual expõe em dados e analisa a percepção e o modo laboral de professores de Educação Física diante da disponibilidade e uso de materiais didáticos, além das formas de exploração do ambiente físico-estrutural escolar. Este estudo objetiva apresentar dados referentes da organização estrutural da escola e seus materiais pedagógicos para a disciplina de Educação Física, levando em consideração a utilização da tecnologia. Identificando a relação existente entre o ambiente e a aprendizagem do aluno durante sua formação, ademais aos desafios do professor na realização do seu trabalho. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica abordando o tema em questão, dialogando com autores e pensadores que discutem a temática. Destaca-se como problemática o que é vivenciado no dia-a-dia do professor, considerando o espaço físico escolar um local de desenvolvimento e múltiplas habilidades. Para tanto a metodologia da pesquisa emprega um roteiro de observações do ambiente escolar, ao realizar uma entrevista aberta com a equipe pedagógica e professores de Educação Física, apontando as dificuldades vivenciada para o desenvolvimento da cultura corporal de movimento, apresentando seus pontos positivos e negativos, procurando entender e incitar uma necessidade que parece ser evidente, porém ainda posta como irrelevante em diversas regiões do nosso país. Durante a pesquisa de campo foi possível constatar limitações em relação ao espaço físico e seus materiais para trabalho da disciplina, que consequentemente afeta no desenvolvimento do aluno durante a vida escolar, assim como na produtividade dos professores dentro das suas propostas de abordagem. Desta forma, fora elaborada uma carta à Prefeitura Municipal da Serra com objetivo de contribuir para a melhora do espaço físico, propondo atender toda população circunvizinha, e essencialmente colaborar com a equipe pedagógica que vivencia de perto toda dificuldade para aplicação dos conteúdos descritos no currículo do município.pt_BR
dc.subjectEspaço Físico Escolar. Material Didático-Pedagógico. Cultura Corporal de Movimentopt_BR
dc.titleA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR E SEUS MATERIAIS PEDAGÓGICOS EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SERRA/ESpt_BR


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