OS DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Abstract
FELICIANO, Franciele Jéssica Oliveira Gomes. Os desafios no ensino remoto durante a pandemia da covid-19. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2023.
O estudo se propôs a analisar os desafios no ensino remoto durante a crise pandêmica causada pela Covid-19, sob as perspectivas dos docentes e discentes de uma escola pública estadual do município de Barra de São Francisco – ES. Procurou-se debater as consequências para a educação, bem como as nuances do ensino remoto e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação durante a pandemia da Covid-19. Buscou-se conhecer melhor a interface da educação dialógico-problematizadora e os recursos tecnológicos no contexto da pandemia, identificando os fatores que ocasionaram o (in)sucesso e/ou limitações do ensino remoto na escola de ensino fundamental dos anos finais. Analisou-se descritivamente a importância da escola como um ambiente de aprendizagem e socialização, explanando os desafios no ensino remoto conforme o uso das ferramentas tecnológicas, sob as perspectivas dos docentes e discentes em uma escola do ensino fundamental diante das mudanças propostas. Por fim, produziu-se um e-book com relatos de experiências de discentes durante o ensino remoto que ocorreu no período em análise. Metodologicamente, realizou-se um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo que ocorreu na EEEFM Aladim Silvestre de Almeida no período de 24 de abril de 2023 a 05 de maio de 2023, ou seja, após o retorno à escola e mediante a aprovação do Comitê de Ética (CEP). A pesquisa aconteceu presencialmente, em horário normal de aula, levando em consideração um cronograma pré-estabelecido em conformidade com a equipe gestora, professores e alunos. A abordagem foi qualitativa de natureza descritiva e contou com a participação de 12 docentes e 40 discentes que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O levantamento de dados foi feito por meio de uma entrevista semiestruturada, com um questionário prévio e também com o auxílio do google forms junto aos docentes. Com os discentes utilizou-se o grupo focal, que precisou ser distribuído em quatros grupos, considerando o quantitativo de alunos. Como resultado da pesquisa, observou-se que os docentes encararam a crise pandêmica e, por consequência, o ensino remoto emergencial como um desafio que precisaria ser transposto na medida do possível, uma vez que a maioria dos professores e alunos precisaram aprender a manusear ferramentas tecnológicas para o ensino remoto. Houve desafios e dificuldades múltiplas de adaptação, inclusive dificuldades em relação ao ensino-aprendizagem, pois de certa forma, esse ensino não ocorreu satisfatoriamente, considerando a dificuldade de acesso e uso dos recursos tecnológicos. Desse modo, faz-se necessária a capacitação de educadores em relação às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, bem como a compreensão de que os pais necessitam auxiliar os seus filhos nas atividades não presenciais, assim como deve ser oferecido aos alunos o acesso à tecnologia para que não seja restrito àqueles que possuem poder aquisitivo. Políticas públicas devem ser pensadas e repensadas em períodos de crise, minimizando, assim, os transtornos que estas podem acarretar à população.