INTELIGÊNCIA LÓGICO MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY/ES
Abstract
REIS, ALINE BATISTA PACHECO. Inteligência Lógico Matemática: um estudo com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II no Município de Presidente Kennedy/ES. 2022. 84f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus – Espírito Santo, 2022.
Esta dissertação trata de como trabalhar divisões exatas e não exatas com alunos nas aulas de Matemática. A pesquisa tem caráter quantitativo e qualitativo seguindo a ótica da pesquisa-ação, com o foco na versão de Thiollent (2011) e Barbier (2007) que pauta a pesquisa como um momento de interação e mediação. Os dados obtidos foram coletados numa escola da rede pública, Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) “Bery Barreto de Araújo”, localizada no município de Presidente Kennedy-ES com alunos do Ensino Fundamental II, na turma do 6º ano. O objetivo desta dissertação é compreender como atividades didático-pedagógicas de divisões exatas e não exatas podem contribuir para o desenvolvimento da inteligência lógico matemática de alunos do sexto ano de escolarização do Ensino Fundamental II. Para tanto, foi desenvolvido um questionário para o professor titular da turma e para os discentes, também aplicado uma sequência de 10 questões de atividades com resolução de problemas de divisões exatas e não exatas. A análise dos dados coletados foi com base nos teóricos como Antunes (2005), Ausubel (1982), Dante (2009), Gardner (2010), Pólya (2006) e Smole (2000), esses teóricos foram a base para compreender todo o processo que envolve as habilidades no que tange divisões exatas e não exatas, e também são a base da produção do produto final que consiste em um manual direcionado aos professores de Matemática, com proposta de auxiliá-los no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com habilidades de inteligência lógico matemática, que será entregue à Secretaria de Educação, para análise e posterior distribuição. A análise indicou que a maioria dos alunos, em torno de 70%, apresentam habilidades de inteligência lógico matemática e facilidade para resolver os desafios propostos. Portanto, a pesquisa alcançou os objetivos propostos, criou situações de aprendizagem, através das questões propostas, bem como alcançou autonomia, por parte dos alunos, no uso do conhecimento lógico matemático.