AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ESTADO DE SAÚDE DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY (ES)
Abstract
FERREIRA, Leylyane da Conceição Gomes Ferreira. As Condições do trabalho docente e suas implicações no estado de saúde dos professores em uma escola do município de Presidente Kennedy (ES). 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré (FVC), 2023.
Atualmente, o papel do professor rompeu as barreiras do que usualmente era considerada mediação pedagógica do aluno. É sabido que as atribuições laborais destinadas a ele, não se limitam mais à sala de aula, nem ao contexto de trabalho/escola. Vários são os motivos que impactam na saúde mental e física dos professores da rede municipal de Presidente Kennedy. Em síntese, nesta dissertação abordam-se: As condições do trabalho docente e suas implicações no estado de saúde dos professores em uma escola do município de Presidente Kennedy (ES). Desta maneira o problema que direcionou esta pesquisa é: Como as condições de trabalho dos professores efetivos da EMEIEF “Bery Barreto de Araújo”, em Presidente Kennedy (ES), afetam sua saúde física e emocional? Pesquisadores sobre as condições de trabalho dos professores no seu cotidiano têm demonstrado que, devido às responsabilidades que assumem, constantemente, têm comprometido a saúde desses profissionais. Nesse sentido, há uma preocupação por parte dos estudiosos sobre esta temática. Com isso, discute-se como as condições de trabalho docente afetam a saúde física e emocional dos professores efetivos da EMEIEF “Bery Barreto de Araújo”, de Presidente Kennedy (ES). Quanto aos objetivos específicos, destacamos a importância do estudo no que diz respeito às condições de trabalho docente do município de Presidente Kennedy (ES). O estudo foi capaz de, a partir do referencial teórico, apontar ações preventivas que podem amenizar os problemas identificados junto aos professores. Para tanto, identificaram-se as condições de trabalho a que são expostos os professores efetivos. Procurou-se correlacionar as condições de trabalho dos professores com as implicações à saúde física e emocional identificadas através dos questionários e observação. Os resultados podem influenciar as políticas públicas, não só relativas à formação docente, como também, ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. As respostas encontradas na pesquisa evidenciam que a precariedade das condições do trabalho docente revela más condições de trabalho. Todas as angústias possíveis enfrentadas confirmam o descontentamento do grupo de professores da “EMEIF Bery Barreto” de Presidente Kennedy-ES, e a necessidade de implementação de políticas de apoio ao docente no município. Como produto final, apresenta-se uma proposta de seminário, à Secretaria Municipal de Educação, para ser realizado junto aos professores da Rede Municipal, abordando esta temática.