O GOOGLE EARTH NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS.
Abstract
DE SOUZA, João Alberto Miranda. O google earth no ensino de geografia: uma metodologia ativa no ensino fundamental anos finais. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2023.
A internet e outras ferramentas digitais se tornaram fundamentais em algumas atividades do dia a dia. Esses instrumentos são, cada vez mais, essenciais para o funcionamento de instituições financeiras, veículos de comunicação e sociabilização entre as pessoas. Por conta disso, as instituições educacionais necessitam se sensibilizar de que as tecnologias digitais estão alterando o processo de ensino-aprendizagem. No contexto desta temática, a presente pesquisa constitui-se em compreender se e como os professores de Geografia da Rede Municipal de Aracruz/ES estão utilizando o Google Earth, programa conhecido por ser um atlas digital. Este trabalho trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, realizado por meio de questionários com a finalidade de compreender a funcionalidade e instrumentalização de conteúdos da disciplina de Geografia no site e programa Google Earth. Neste contexto, tem-se como objetivos avaliar como o uso do Google Earth auxilia na compreensão de conteúdos da disciplina de Geografia no Ensino Fundamental Anos Finais; relatar se os professores do Ensino Fundamental Anos Finais utilizam o Google Earth em suas práticas pedagógicas; elaborar um vídeo mostrando como os professores podem utilizar o Google Earth no processo de ensino-aprendizagem de Geografia. As análises dos questionários mostram que o grupo de professores investigados não aprenderam a utilizar ferramentas digitais como o Google Earth na sua formação acadêmica, mas que buscam utilizar em suas aulas no Ensino Fundamental Anos Finais, porém são desestimulados por conta da pouca estrutura física e tecnológica de muitas escolas da rede. Apesar dos desafios, os docentes acreditam que as Tecnologias de Informação e Comunicação contribuem para aulas mais interessantes e atraentes.