ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: A CONSTRUÇÃO DE SABERES NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO 5º ANO.
Visualizar/ Abrir
Data
2023-03-21Autor
SANTOS, Patrícia Soares dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
SANTOS, PATRÍCIA SOARES. Alfabetização científica nas séries iniciais : a construção de saberes nas aulas de ciências no 5º ano.2023 116f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré.
A alfabetização científica nos anos iniciais é um tema bem recente e inovador. A Nova Base Nacional Curricular Comum traz de forma inovadora em seu texto a expressão Letramento Científico. A relevância de alfabetizar cientificamente e gradualmente as crianças dos anos iniciais em sua divisão de conteúdos em unidades temáticas pode ser aprofundada em cada ano de escolarização. Diante desse contexto, o problema abordado nesta pesquisa foi de que forma as crianças podem ser alfabetizadas cientificamente nas aulas de ciências dos anos iniciais na turma de 5º ano? Por meio de atividades propostas ao iniciar uma unidade temática pelo professor através da Sequência de Ensino Investigativa, o objetivo principal deste estudo foi analisar de que forma a alfabetização científica compõe a formação dos estudantes do ensino fundamental no currículo e na cidadania. Como resultado, o estudo produziu um manual de práticas educativas, com formato e-book, com a abordagem de práticas a partir da alfabetização científica. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da Rede Municipal de Ensino do município de São Gabriel da Palha, em uma turma de 5° ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Os participantes da pesquisa foram 27 alunos, com idade entre 10 e 11 anos. A observação se constituiu em 7 aulas no desenvolvimento de uma Sequência Investigativa de Ensino. A metodologia adotada foi pesquisa-ação (THIOLLLENT, 1985) participativa com abordagem qualitativa na produção de dados. Na observação foram propostas as atividades pela professora regente, onde foram produzidos os dados a partir da aplicação de atividades aos estudantes e relatos de experiência por meio de entrevista. Os questionários e as entrevistas foram estruturados a partir dos indicadores da Alfabetização Científica (CARVALHO; SASSERON, 2011; HENCKES, 2018; DUTRA, OLIVEIRA e DEL PINO (2017); SASSERON, 2008; 2011).