Mostrar el registro sencillo del ítem
RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA: UMA ABORDAGEM SOCIAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL “VILMO ORNELAS SARLO” – PRESIDENTE KENNEDY/ES (2021-2022)
dc.contributor.author | MOTA, Cristiane Aparecida Chaves | |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T13:48:01Z | |
dc.date.available | 2023-08-29T13:48:01Z | |
dc.date.issued | 2022-08-29 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1705 | |
dc.description.abstract | MOTA, Cristiane Aparecida Chaves. Relação escola e família: uma abordagem social na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Vilmo Ornelas Sarlo” – Presidente Kennedy/ES (2021-2022). 91 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022. A pesquisa realizada buscou apresentar o processo de interação escola e família e a relevância dada a esta temática pela direção e professores em uma escola municipal em Presidente Kennedy/ES. Tendo como objetivos específicos: Relatar a importância da interação escola e família; Relacionar os benefícios do vínculo escola e família no contexto social ora abordado; Descrever as ações entre a escola pesquisada e as famílias dos alunos nela matriculados finalizando com a elaboração de uma cartilha digital que será entregue à Secretaria Municipal de Educação de Presidente Kennedy/ES, como forma de sugestão para melhor conscientização da comunidade escolar a fim de manter uma boa relação com as famílias dos alunos. Sendo assim, trata-se de um estudo biblioGráfico com uma abordagem qualitativa classificada como exploratória e descritiva, que foi realizada com a equipe gestora: diretor e pedagogos, professores e pais/responsáveis pelos alunos da educação básica anos iniciais do turno vespertino. Os resultados obtidos indicam que escola e família precisam se aproximar mais no intuito de traçar metas e objetivos que levem os alunos a atingirem um nível mais elevado de aprendizado cognitivo e também com relação ao convívio social, almejando formar alunos mais fortalecidos em suas opiniões e encarar a sociedade de forma participativa, criativa, e acima de tudo adultos com formação estruturada e firme quanto ao seu papel como ser humano e como ser social, que tenha valores incutidos na sua personalidade de que ele nasceu para ser feliz e viver bem e reconhecer que o seu próximo também tem este direito. Enfim, a escola precisa potencializar as suas práticas de envolvimento com a família em suas atividades deixando claro seus objetivos e metas e que para se chegar a um denominador comum positivo a família e a escola devem estar alinhadas. Concluindo que a interação escola e família é um alicerce fundamental para que tenhamos alunos/cidadãos mais preparados para uma sociedade melhor, mais justa, mais solidária e consciente de seus direitos e deveres. | pt_BR |
dc.subject | Escola. Família. Interação. Formação. Sociedade. | pt_BR |
dc.title | RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA: UMA ABORDAGEM SOCIAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL “VILMO ORNELAS SARLO” – PRESIDENTE KENNEDY/ES (2021-2022) | pt_BR |