• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA: UMA ABORDAGEM SOCIAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL “VILMO ORNELAS SARLO” – PRESIDENTE KENNEDY/ES (2021-2022)

Thumbnail
Ver/
CRISTIANE APARECIDA CHAVES MOTA.pdf (4.349Mb)
Fecha
2022-08-29
Autor
MOTA, Cristiane Aparecida Chaves
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
MOTA, Cristiane Aparecida Chaves. Relação escola e família: uma abordagem social na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Vilmo Ornelas Sarlo” – Presidente Kennedy/ES (2021-2022). 91 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022. A pesquisa realizada buscou apresentar o processo de interação escola e família e a relevância dada a esta temática pela direção e professores em uma escola municipal em Presidente Kennedy/ES. Tendo como objetivos específicos: Relatar a importância da interação escola e família; Relacionar os benefícios do vínculo escola e família no contexto social ora abordado; Descrever as ações entre a escola pesquisada e as famílias dos alunos nela matriculados finalizando com a elaboração de uma cartilha digital que será entregue à Secretaria Municipal de Educação de Presidente Kennedy/ES, como forma de sugestão para melhor conscientização da comunidade escolar a fim de manter uma boa relação com as famílias dos alunos. Sendo assim, trata-se de um estudo biblioGráfico com uma abordagem qualitativa classificada como exploratória e descritiva, que foi realizada com a equipe gestora: diretor e pedagogos, professores e pais/responsáveis pelos alunos da educação básica anos iniciais do turno vespertino. Os resultados obtidos indicam que escola e família precisam se aproximar mais no intuito de traçar metas e objetivos que levem os alunos a atingirem um nível mais elevado de aprendizado cognitivo e também com relação ao convívio social, almejando formar alunos mais fortalecidos em suas opiniões e encarar a sociedade de forma participativa, criativa, e acima de tudo adultos com formação estruturada e firme quanto ao seu papel como ser humano e como ser social, que tenha valores incutidos na sua personalidade de que ele nasceu para ser feliz e viver bem e reconhecer que o seu próximo também tem este direito. Enfim, a escola precisa potencializar as suas práticas de envolvimento com a família em suas atividades deixando claro seus objetivos e metas e que para se chegar a um denominador comum positivo a família e a escola devem estar alinhadas. Concluindo que a interação escola e família é um alicerce fundamental para que tenhamos alunos/cidadãos mais preparados para uma sociedade melhor, mais justa, mais solidária e consciente de seus direitos e deveres.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1705
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias