ANÁLISE DO ESPAÇO FÍSICO DESTINADO À PRÁTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
Resumo
BATISTA, URBANO DA SILVA. Análise do espaço físico destinado à prática em Educação Física em Escolas municipais de Presidente Kennedy-ES. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022.
Esta pesquisa objetivou descrever e comparar o ambiente escolar em relação qualidade dos espaços físicos e das instalações em relação com a prática curricular da Educação Física nas escolas-polo da rede municipal de Presidente Kennedy-ES. Para alcançar esse objetivo, foi feita a abordagem desse tema com a necessidade de se trazer à discussão a qualidade do espaço físico e das instalações em relação à prática curricular da Educação Física. Para tanto o estudo consubstanciou-se nas ideias de Bencostta, (2007), Kowaltowski (2011), Azevedo e Bastos, (2002), Locatelli (2012), Darido e Rangel (2005) e Cruz (2012) entre outros autores que contribuíram com a temática. A partir das reflexões desses teóricos se tornou factível estabelecer um percurso de ação, calçado em uma argumentação sedimentada. A metodologia elencada foi um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, as análises dos dados foi através dos questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam que os educadores defendem a inserção de Educação Física com ou sem espaço físico escolar, lhe atribuindo papéis e objetivos, sejam eles voltados para melhora da qualidade de vida e saúde, para desenvolvimento motor ou para apreensão da cultura corporal. Além disso, propôs ao final da pesquisa Guia de Orientação didática em forma de E-book contendo sugestões de atividades para Educação Física utilizando a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC) como mola propulsora desta obra (eixo temático, objetos de conhecimento e habilidades) a serem utilizadas com ou sem os espaços físicos destinados para as aulas, após a aplicação e desdobramento dos questionários com os professores de Educação Física do Ensino Fundamental.