A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO QUILOMBOLA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA COMUNIDADE ESCOLAR DE BOA ESPERANÇA PRESIDENTE KENNEDY/ES
Resumo
SANTOS, Tiaria das Graças dos. A contribuição do lúdico quilombola na alfabetização de crianças na comunidade escolar de Boa esperança Presidente Kennedy –ES. 2023. 82f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2023.
A presente pesquisa teve como objetivo apresentar a contribuição do lúdico quilombola no processo de alfabetização das crianças na comunidade Boa Esperança Presidente Kennedy/ES. Também buscou identificar diferentes jogos, brinquedos e brincadeiras infantis da cultura quilombola como recurso didático para promover a alfabetização e o envolvimento dos alunos nas aulas, bem como avaliar a evolução dos alunos em relação à apropriação de conhecimentos e conceitos, dentro do processo de alfabetização, após o uso das brincadeiras populares quilombolas como recurso metodológico. Como justificativa, a pesquisa vem destacar a necessidade de se desenvolver no município de Presidente Kennedy/ES um estudo significativo que aborde o uso do universo do lúdico quilombola no processo de alfabetização de crianças contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais eficaz. Optou-se por pesquisa de cunho qualitativo, visto que ela estuda o significado da vida das pessoas nas condições do cotidiano. Também foi realizado o estudo de caso descritivo, o qual permitiu um aprofundamento maior da eficácia de uma metodologia de ensino-aprendizagem com foco no lúdico quilombola para otimizar as habilidades de leitura e escrita em crianças pequenas. Assim, iniciamos pela caracterização da escola pesquisada, seguido do resultado do estudo realizado por meio de entrevista com professores regentes EMEIEF Jiboia que atuam na instituição na etapa da Educação Infantil. E por fim, as considerações finais concluindo que a escola tem demonstrado ser uma instituição educacional que dialoga com as necessidades e particularidades da comunidade quilombola onde está implantada. No entanto, esta pesquisa levanta novas questões para investigar, como problematizar a interação entre escolas, comunidades e movimentos sociais e discutir a implementação de diretrizes curriculares na educação formal e não formal.