ATITUDES E HÁBITOS DE LEITURA DOS PROFESSORES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fecha
2022-03-31Autor
SANTOS, Maria Auxiliadora da Silva
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
SANTOS, Maria Auxiliadora da Silva. Atitudes e Hábitos de Leitura dos professores nos anos finais do Ensino Fundamental. 91 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus - ES, 2022.
O presente trabalho objetivou compreender quais atitudes e hábitos de leitura dos professores do Ensino Fundamental II dos anos finais, essa pesquisa foi realizada na escola da rede municipal de Marataízes/ES, a EMEIEF “Boa Vista do Sul”. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica e de campo. Com a pesquisa bibliográfica, buscar junto aos professores como e quando foram desenvolvidos seus hábitos de leitura, embasando-nos nas teorias de Thiollent (1986); Kleiman (1996); Silva (1998); Freire (2006); Lajolo (1994); Nóvoa (1991); Colomer (2007), dentre outros, assim como em documentos oficiais. Na pesquisa de campo, verificar junto aos professores do ensino Fundamental II dos anos finais como são desenvolvidas as suas práticas de leitura e dessa forma, conhecer o perfil-leitor dos professores do Ensino Fundamental II. Para atingirmos tais objetivos, utilizamos de questionário, com perguntas abertas, como instrumento de coleta de dados, que foi aplicado aos professores da referida escola. Para a realização da pesquisa, consideramos uma abordagem qualitativa e que se estruturou através da pesquisa-ação. De acordo com os autores e as constatações feitas por meio das respostas, conclui-se que é possível ser um professor-leitor, mesmo com todas as dificuldades existentes, pois atitudes e hábitos de leitura dos professores aliada as propostas de melhoria das condições econômicas e de trabalho, possibilitarão, de forma simultânea, a (trans)formação dos professores leitores. Acreditamos que nessa pesquisa ainda a muito para ser feito e poderá continuar para a formação, enquanto pessoas, a estarmos nos renovando na (re)construção de experiências de vida, que possam modificar nossos pensamentos e nossas concepções.