• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA LETRAMENTO LITERÁRIO COM LIVROS INFANTIS NA PANDEMIA – A FAMÍLIA COMO MEDIADORA

Thumbnail
Ver/
ADELMA MONTEIRO BENEVIDES DE LIMA.pdf (4.340Mb)
Fecha
2022-03-18
Autor
LIMA, Adelma Monteiro Benevides de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta pesquisa objetivou evidenciar o papel da família como copartícipe no letramento literário de alunos do pré I e II de uma escola da rede municipal Presidente Kennedy- ES, durante a pandemia, em cooperação com o ensino remoto, para assegurar a aquisição da proficiência e compreensão leitora. A partir das reflexões à luz dos teóricos se tornou factível estabelecer um percurso de ação, calçado em uma argumentação sedimentada, para amparar a hipótese, de que o uso de estratégias de leitura com a literatura infantil pode promover um enlace do educando com o ato de ler, de modo a facilitar o processo de autonomia e proficiência leitora, e ainda mais mediante o envolvimento maior da família, por isso, indagou-se com a seguinte questão: Como envolver a família no letramento literário das crianças, por meio de livros infantis, na pandemia, para a formação de um leitor proativo, autônomo e capaz de interpretar o que lê, e o mundo que o cerca? A metodologia foi através da pesquisa-ação, buscaram-se esclarecimentos tendo como base levantamentos bibliográficos e questionários com perguntas semiestruturadas e oficina de leitura literária. Os resultados sugerem o despertar para o prazer pela leitura, percebeu-se um aumento da frequência de pais envolvidos, na oficina de leitura literária poucos pais opinavam no final, 90% dos pais participaram efetivamente da oficina e garantiram que a partir da participação na oficina os estimulou a ler pelo menos uma vez por semana para seu filho. O produto educacional articulou atividades entre os educadores e a família para fortalecer os vínculos no sentido de enfrentar os desafios que se apresentam na atualidade, que fazem parte do cotidiano das relações familiares e escolares, por meio de estratégias de leitura com livro da literatura infantil regional.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1625
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias