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dc.contributor.authorBATISTA, Cícera Isaany Chaves
dc.date.accessioned2023-07-21T14:11:44Z
dc.date.available2023-07-21T14:11:44Z
dc.date.issued2022-12-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1623
dc.description.abstractEssa dissertação de mestrado tem por objetivo analisar as relações existentes entre o nível de leitura e escrita dos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA – e suas relações com a reprodução das condições de desigualdade social ou de emancipação dos indivíduos. A EJA é uma modalidade de ensino que tem, na sua implementação, a função reparadora, que prevê a inserção do aluno jovem e do adulto no meio escolar, oferecendo ensino de qualidade; e a função equalizadora, que prevê oportunidades iguais para todos, inclusive tendo acesso a novas formas de trabalho e cultura. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método indutivo, com características de uma pesquisa qualitativa, desenvovlida em três fases: primeiramente, fez-se uso de uma revisão bibliográfica; a seguir, buscou-se os dados coletados na escola pela professora regente, em atividades de leitura e escrita; por fim, procedemos com a análise e discussão dos dados. A pesquisa demonstrou que a EJA é um dos campos fundamentais de atuação-social como medida de diminuição das desigualdades sociais. Contudo, muitas vezes, não dá conta do papel que lhe cabe nesse contexto, mesmo sendo um compromisso com aqueles que não tiveram acesso à educação na idade própria. Portanto torna-se um desafio quando se pensa em uma prática educativa que garanta os conhecimentos mínimos às necessidades e aos direitos dos alunos sujeitos do processo, isso porque a prática educativa, como toda ação humana, é uma prática política e, como tal, está repleta de intencionalidade.pt_BR
dc.subjectLeitura. Escrita. Desigualdade. Emancipação.pt_BR
dc.titleLEITURA E ESCRITA: INSTRUMENTO DE REPRODUÇÃO DAS CONDIÇÕES DESIGUAIS OU PODER EMANCIPADOR DA EJA EM UMA ESCOLA EM LINHARES/ESpt_BR


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