EDUCAÇÃO MUSICAL: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARTICIPANTES DO PROJETO “KENNEDY EDUCA MAIS”
Abstract
O objetivo desta pesquisa é analisar como a educação musical contribui para o desenvolvimento da aprendizagem integral dos/as estudantes do ensino fundamental participantes do “Kennedy Educa Mais”. A pesquisa se desenvolveu considerando o projeto musical: “Kennedy Educa Mais”, localizado em Santana Feliz-ES, em um espaço cedido pela secretaria de meio ambiente com várias salas de atendimento aos/às estudantes da Rede Municipal de Educação. O público-alvo desse estudo contemplou pedagogas, professores/as estudantes e pais/mães/responsáveis pelos/as estudantes, que participam do projeto. Nesse sentido, para alcançar esse objetivo, fizemos a abordagem desse tema com a necessidade de se trazer à discussão a relevância da música como prática da sala de aula. Para tanto, a pesquisa consubstancia-se nas ideologias de Freire (1996), Vygosty (1984) e Giusta (1985), Pederiva (2004) outros/as estudiosos/as sobre o tema de nossa pesquisa. A partir das contribuições desses teóricos quanto às práticas pedagógicas, desenvolvimento sócio histórico cultural e música, buscamos promover uma reflexão considerando a importância da música no desenvolvimento escolar tendo em vista dados da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, as análises dos dados foram realizadas por meio dos questionários semiestruturados com perguntas abertas. Os resultados encontrados na pesquisa sugerem a música como possíveis estratégias no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, elaboramos um guia pedagógico com o objetivo de apresentar a música e as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem por meio de aulas planejadas tendo em vista conteúdos de diferentes disciplinas e, assim, tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas para os/as estudantes.