dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo
identificar os motivos que causam a evasão
escolar na Educação de Jovens e adultos no Brasil,
e apontar através de um estudo bibliográfico e
descritivo, quais fatores influenciam o abandono
escolar dos discentes dessa fase. A Educação de
Jovens e Adultos (EJA), de modo especial, possui
a função de fortalecer um conjunto de qualidades,
cooperando para um mundo mais sustentável,
humanitário e igualitário, que renuncia à toda
e qualquer conduta discriminatória que de
alguma forma possa ferir a dignidade humana.
São inúmeros os fatores que fazem com que
jovens e adultos escapem, incluindo tentativas
de ganhar a vida, baixa frequência na sala de
aula e até cansaço do dia a dia na escola, pois
a frustração gera frustração. Existem também
aspectos emocionais, sociais e psicológicos.
Depende da situação financeira de cada região
de nosso país. Portanto, os desafios da EJA são
intermináveis, inclusive o retorno dos alunos à
escola, pois o índice de evasão é obviamente
alto. Esse processo de formação por meio de
um novo modelo começa a se concretizar, ao
contrário de antes, por meio de uma formação
mais completa de jovens e adultos, analisando o
sujeito, sua forma de aprender, sua experiência
de vida, seu ambiente, pois agora existe uma
modalidade específica que precisa ser totalmente
desenvolvida. | pt_BR |