dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo compreender a construção da identidade docente do profissional fisioterapeuta de uma instituição de ensino superior do norte do Espírito Santo. A escolha do tema está baseada na preocupação do profissional fisioterapeuta que é convidado a ingressar na carreira docente ou se candidata a uma vaga e acredita que o domínio adquirido em sua graduação já o habilita ao ensino, não condecorando o ofício como uma nova carreira que também precisa de competências, técnicas, compreensão e fundamentos para exercê-la. Justificamos este trabalho, por contribuir com o processo de desenvolvimento de pesquisa nesta área, tendo em vista que estudos neste âmbito, da identidade docente do curso de Fisioterapia são modestas, pois é uma área de estudo recente. Utilizamos o método plurimetodológico que tem uma natureza mista, tendo vários métodos e utilizações distintas para que sejam coletadas as pistas que geraram uma melhor compreensão do assunto estudado. Foram 08 profissionais fisioterapeutas entrevistados, faixa etária de 25 a 50 anos. Mediante os dados obtidos e as informações expostas até aqui, entendemos que a identidade docente é um conceito complexo que envolve fatores normativos, cognitivos e emocionais, bem como, as vivências pessoais e as experiências profissionais que, por sua vez, expressam a motivação, a atitude e o compromisso com que os professores enfrentam o seu trabalho. | pt_BR |