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dc.contributor.authorDAVID, Marina Siqueira
dc.date.accessioned2023-05-04T14:52:01Z
dc.date.available2023-05-04T14:52:01Z
dc.date.issued2022-12-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1518
dc.description.abstractDAVID, Marina Siqueira. A desigualdade social e os processos de ensino e aprendizagem de crianças da Educação Infantil. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022. O ato de educar, por si só, requer dedicação, esforço e amor por parte de quem o faz. Muitos são os fatores que dificultam os professores na missão de implementar uma educação de qualidade com seus alunos e um fator que merece destaque é a desigualdade social, em consequência dos obstáculos gerados por ela no processo educacional. Diante disso, o objetivo geral da presente investigação foi compreender como a desigualdade social impacta nos processos de ensino e aprendizagem de crianças da Educação Infantil, a fim de despertar um olhar atento dos professores acerca dessa temática. O material teórico utilizado na revisão de literatura foram dissertações de mestrado atreladas ao tema e encontradas na plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Já no referencial teórico, foi utilizada a Base Nacional Comum Curricular (2018) e autores que centraram suas pesquisas no tema “desigualdade social” e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, sendo o principal deles, Bourdieu (1992, 1998, 2001, 2011). No percurso metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva. Como procedimentos técnicos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e a pesquisa de campo. O local da pesquisa compreendeu um Centro Municipal de Educação Infantil de Presidente Kennedy/ES. A produção de dados ocorreu partir de entrevistas com quatro professoras regentes de duas turmas de maternal e com a diretora, uma vez que a instituição não possui pedagogo para atendê-la, além de análise das fichas descritivas de crianças das respectivas turmas e de suas fichas de matrícula, a fim de traçar seu perfil socioeducacional. Por meio das entrevistas, foi possível concluir que os professores enfrentam muitas dificuldades geradas pela desigualdade social no contexto educacional, o que acarreta sentimento de impotência e frustração. A análise das fichas de matrícula evidenciou principalmente que os responsáveis só definiram as crianças como pardas ou brancas. Já a análise das fichas descritivas impossibilitou estabelecer um perfil das crianças que alcançaram ou não os objetivos de aprendizagem propostos pela Base Nacional Comum Curricular. Por fim, percebeu-se que a desigualdade social não pode ser eliminada do cotidiano escolar, todavia pode e deve ser combatida diariamente para que os impactos causados por ela sejam os menores possíveis. Com o intuito de contribuir para o trabalho dos professores da Educação Infantil frente aos desafios impostos pela desigualdade social, como produto educacional, foi elaborado um e-book com o título Combater a desigualdade social é uma tarefa educacional.pt_BR
dc.subjectDesigualdade social. Educação Infantil. Ensino e aprendizagem. Impactos.pt_BR
dc.titleA DESIGUALDADE SOCIAL E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR


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