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dc.contributor.authorRIBEIRO, Maycon Gama
dc.date.accessioned2023-04-25T19:34:21Z
dc.date.available2023-04-25T19:34:21Z
dc.date.issued2022-12-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1507
dc.description.abstractRIBEIRO, MAYCON GAMA. Uma proposta de abordagem pragmática para uso de smartphone como recurso pedagógico considerando escola pública e privada. 2022. 84 f. Dissertação (mestrado) - Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022. É crescente o número de usuários de smartphones no Brasil, porém existe grande controvérsia sobre a inclusão desse dispositivo na sala de aula. Apesar de muitas pesquisas evidenciarem os benefícios dos smartphones no processo de ensino aprendizagem, muitos gestores e professores ainda acreditam que o recurso digital atrapalha o desempenho escolar dos estudantes. Embora a legislação brasileira incentive a inclusão tecnológica no ensino, muitas escolas carecem de infraestrutura mínima, impossibilitando o uso dos smartphones em sala de aula, principalmente considerando as instituições públicas. Nesse ínterim, objetivou-se com esta pesquisa compreender as percepções dos profissionais da educação que atuam na rede pública e privada sobre o uso do smartphone como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental II. Realizou-se uma abordagem pragmática por meio de uma entrevista de cunho qualiquantitativo, mediante a aplicação de questionários respondidos de forma remota pelos professores, coordenadores, pedagogos e diretores que atuam em quatro escolas no município da Serra/ES, sendo duas públicas e duas privadas. Os professores selecionados atuam no Ensino Fundamental II, que compreende estudantes do quinto ao nono ano, com idade entre 10 a 14 anos. Pretendeu-se trazer importantes discussões acerca da utilização dos smartphones, considerando as características dos dispositivos móveis e o seu papel como ferramenta pedagógica, levantando questionamentos sobre a inclusão digital em instituições públicas e privadas. Apresentou-se percepções dos gestores e professores que atuam nas escolas na discussão sobre como ocorre o incentivo e a utilização dos smartphones como recurso pedagógico. Por fim, elaborou-se um e-book com sugestões de aplicativos para smartphones visando oferecer opções de metodologias didáticas no Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.subjectDispositivos móveis, Tecnologia em sala de aula, Geração alfa, Inclusão digital.pt_BR
dc.titleUMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PRAGMÁTICA PARA USO DE SMARTPHONE COMO RECURSO PEDAGÓGICO CONSIDERANDO ESCOLA PÚBLICA E PRIVADApt_BR


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