• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PRAGMÁTICA PARA USO DE SMARTPHONE COMO RECURSO PEDAGÓGICO CONSIDERANDO ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA

Thumbnail
Ver/
MAYCON GAMA RIBEIRO.pdf (3.355Mb)
Fecha
2022-12-16
Autor
RIBEIRO, Maycon Gama
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
RIBEIRO, MAYCON GAMA. Uma proposta de abordagem pragmática para uso de smartphone como recurso pedagógico considerando escola pública e privada. 2022. 84 f. Dissertação (mestrado) - Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022. É crescente o número de usuários de smartphones no Brasil, porém existe grande controvérsia sobre a inclusão desse dispositivo na sala de aula. Apesar de muitas pesquisas evidenciarem os benefícios dos smartphones no processo de ensino aprendizagem, muitos gestores e professores ainda acreditam que o recurso digital atrapalha o desempenho escolar dos estudantes. Embora a legislação brasileira incentive a inclusão tecnológica no ensino, muitas escolas carecem de infraestrutura mínima, impossibilitando o uso dos smartphones em sala de aula, principalmente considerando as instituições públicas. Nesse ínterim, objetivou-se com esta pesquisa compreender as percepções dos profissionais da educação que atuam na rede pública e privada sobre o uso do smartphone como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental II. Realizou-se uma abordagem pragmática por meio de uma entrevista de cunho qualiquantitativo, mediante a aplicação de questionários respondidos de forma remota pelos professores, coordenadores, pedagogos e diretores que atuam em quatro escolas no município da Serra/ES, sendo duas públicas e duas privadas. Os professores selecionados atuam no Ensino Fundamental II, que compreende estudantes do quinto ao nono ano, com idade entre 10 a 14 anos. Pretendeu-se trazer importantes discussões acerca da utilização dos smartphones, considerando as características dos dispositivos móveis e o seu papel como ferramenta pedagógica, levantando questionamentos sobre a inclusão digital em instituições públicas e privadas. Apresentou-se percepções dos gestores e professores que atuam nas escolas na discussão sobre como ocorre o incentivo e a utilização dos smartphones como recurso pedagógico. Por fim, elaborou-se um e-book com sugestões de aplicativos para smartphones visando oferecer opções de metodologias didáticas no Ensino Fundamental II.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1507
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias