dc.description.abstract | RIBEIRO, MAYCON GAMA. Uma proposta de abordagem pragmática para uso de smartphone como recurso pedagógico considerando escola pública e privada. 2022. 84 f. Dissertação (mestrado) - Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022.
É crescente o número de usuários de smartphones no Brasil, porém existe grande controvérsia sobre a inclusão desse dispositivo na sala de aula. Apesar de muitas pesquisas evidenciarem os benefícios dos smartphones no processo de ensino aprendizagem, muitos gestores e professores ainda acreditam que o recurso digital atrapalha o desempenho escolar dos estudantes. Embora a legislação brasileira incentive a inclusão tecnológica no ensino, muitas escolas carecem de infraestrutura mínima, impossibilitando o uso dos smartphones em sala de aula, principalmente considerando as instituições públicas. Nesse ínterim, objetivou-se com esta pesquisa compreender as percepções dos profissionais da educação que atuam na rede pública e privada sobre o uso do smartphone como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental II. Realizou-se uma abordagem pragmática por meio de uma entrevista de cunho qualiquantitativo, mediante a aplicação de questionários respondidos de forma remota pelos professores, coordenadores, pedagogos e diretores que atuam em quatro escolas no município da Serra/ES, sendo duas públicas e duas privadas. Os professores selecionados atuam no Ensino Fundamental II, que compreende estudantes do quinto ao nono ano, com idade entre 10 a 14 anos. Pretendeu-se trazer importantes discussões acerca da utilização dos smartphones, considerando as características dos dispositivos móveis e o seu papel como ferramenta pedagógica, levantando questionamentos sobre a inclusão digital em instituições públicas e privadas. Apresentou-se percepções dos gestores e professores que atuam nas escolas na discussão sobre como ocorre o incentivo e a utilização dos smartphones como recurso pedagógico. Por fim, elaborou-se um e-book com sugestões de aplicativos para smartphones visando oferecer opções de metodologias didáticas no Ensino Fundamental II. | pt_BR |