O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
Abstract
Esta pesquisa buscou dissertar sobre o ensino ministrado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, abordando aspectos do processo de alfabetização e aprendizagem e a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na prática escolar. Os principais objetivos foram compreender de que forma as TIC’s podem impactar positivamente no processo de alfabetização e aprendizagem da EJA; descrever quais mudanças nas práticas pedagógicas estão associadas ao uso da tecnologia no processo de alfabetização da EJA; sugerir formas de se utilizar as TIC’s nas práticas de alfabetização e aprendizagem na EJA; e, por fim, como produto educativo desenvolver uma cartilha digital com ações e orientações pedagógicas voltadas para os docentes da EJA de Presidente Kennedy acerca da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como mediadoras no desenvolvimento de estratégias de ensino dentro do processo de alfabetização desse segmento do segmento. A justificativa para escolha do tema veio da necessidade de se aprofundar nos impactos de as TIC’s no processo de alfabetização da EJA e as novas práticas que podem ser utilizadas, pelos docentes ou alunos, e os desafios de sua implementação dentro e fora de sala de aula, aprofundando assim o debate acadêmico neste campo. A pesquisa teve como sujeitos os professores da EJA, que responderam, por meio de questionário semiestruturado sobre as dificuldades e benefícios pedagógicos vivenciados com seus educandos em relação ao uso das TIC’s na prática diária dentro do processo de alfabetização e quais as motivações usadas para lidar com essa realidade. Concluiu-se, com base na análise dos dados e reflexões sobre as respostas apresentadas pelos educadores, que, mesmo com os esforços depreendidos pelos docentes na prática diária para uso das TIC’s dentro do processo de alfabetização da EJA, ainda há um longo caminho a ser percorrido no âmbito cultural e socioeconômico dos alunos e da infraestrutura das escolas, para desenvolvimento de ações e práticas pedagógicas que estimulem a aprendizagem dos conteúdos ministrados em sala fortalecendo o processo de alfabetização.