O USO DOS JOGOS SENSORIAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-04Autor
COSTALONGA, Francieli da Costa Pinto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
COSTALONGA, Francieli da Costa Pinto. O uso dos jogos sensoriais e suas contribuições para o desenvolvimento da criança da Educação Infantil. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus (ES), 2021.
O presente trabalho tem como objetivo central compreender de que forma a utilização dos jogos sensoriais podem contribuir para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil, no Maternal II, de uma escola municipal de Presidente Kennedy-ES. Com vistas à utilização dos jogos sensoriais como ferramenta de ensino, este estudo justificou-se por trazer novas camadas de compreensão sobre a sensorialidade aplicada como metodologia, ao observar alternativas nas didáticas para que a criança possa se desenvolver da forma mais plena possível para contemplar seu ser integral, ampliar as experiências e facilitar os processos e etapas de aprendizagem. A pesquisa buscou responder se professoras da Educação Infantil utilizam os jogos sensoriais como atividade educativa das crianças e quais são as respostas dadas no processo de desenvolvimento a partir dessas práticas. Pensou-se na hipótese dos jogos sensoriais proporcionarem o desenvolvimento das crianças pequenas através do brincar e através da variedade de experimentações que eles possibilitam, assim como comprovar que o trabalho das educadoras, ao incorporar o lúdico em suas práticas, propiciam o desenvolvimento das crianças. Os jogos sensoriais têm sido aplicados na Educação Infantil como metodologia de ensino, uma vez que o campo sensorial de uma pessoa é intrínseco à estruturação da sua vida psíquica, emocional e social, como observado por Jean Piaget, Lev Vygotsky e Maria Montessori. Este estudo, apresenta um diálogo entre esses três autores como referências bibliográficas de base para avaliar as etapas do desenvolvimento de um indivíduo, bem como o impacto das interações sociais no curso de sua existência, em especial o papel do desenvolvimento motor intrínseco ao desenvolvimento psíquico. Tão importante quanto a revisão bibliográfica, a aplicação de entrevista às professoras do Maternal II e o encontro com as mesmas, para uma roda de conversa, foram processos metodológicos utilizados na análise de dados, com o objetivo de observar a realidade local, processos, avanços e dificuldades com os jogos sensoriais nas salas de aula e como as crianças respondem aos jogos, a partir da pesquisa com as professoras. Na metodologia utilizada, fez-se uma revisão bibliográfica, além de pesquisa qualitativa e participação através de pesquisa. Os resultados apontam as contribuições para as práticas pedagógicas que fazem aplicação de jogos sensoriais, onde foi possível verificar a relevância de se trabalhar os jogos sensoriais na sala de aula; além disso, a necessidade da formação continuada para as professoras em relação a esse recurso. O produto educacional, pensado a partir da roda de conversa com as professoras, traz nesse contexto, contribuições para a aprendizagem com o uso de jogos sensoriais para o trabalho com crianças da Educação Infantil, Maternal II, de uma escola Municipal de Presidente Kennedy-ES.