A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OPORTUNIDADES E DESAFIOS SÃO MATEUS - ES 2021
Abstract
GOMES, Fernanda da Silva. 2022. A utilização de tecnologias digitais na Educação Infantil: oportunidades e desafios. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022.
As tecnologias digitais da informação e da comunicação (TIC’s) são partes integrantes da sociedade contemporânea. Essa realidade se amplia para o contato da criança com as mídias e tecnologias, desde pequenas, ensejando nas escolas de educação infantil a necessidade de utilização das mesmas no processo de ensino e aprendizagem, principalmente durante a pandemia da COVID-19. Nesse sentido, essa pesquisa objetivou compreender como os professores, pedagogos e gestores das escolas públicas de Educação Infantil do Município de Presidente Kennedy/ES percebem o uso das tecnologias na Educação Infantil. O estudo é de base qualitativa, com proposição de estudo de caso. A coleta de dados deu-se por meio d e entrevista semiestruturada e a análise a partir do método de análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa compreendem 18 professores, dois gestores e três pedagogos de CMEIs do município de Presidente Kennedy-ES. Por intermédio do estudo proposto, salienta-se que a nova realidade exige, dos profissionais, qualificação adequada e manejo das tecnologias, considerando a aplicabilidade desses recursos no contexto educacional. Ademais, a baixa formação continuada na prática docente, a desigualdade de acesso às TIC’s também pode influenciar a pouca utilização das novas ferramentas digitais. Ressaltamos que a tecnologia associada ao brincar e aos jogos pode constituir-se de forma potente e fundamental ao desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil, construindo modos de pensar e fazer as práticas pedagógicas, inovando-as. Por fim, a pesquisa propôs-se a construir um guia didático material, no qual apresentam-se metodologias e sugestões de uso das TIC’s como ferramenta possível de abordagem na Educação Infantil.