INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY/ES
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-15Autor
NEVES, Elivania de Souza Benevides
Metadata
Mostrar registro completoResumo
NEVES, Elivania de Souza Benevides. 2021. Inclusão de uma criança com deficiência intelectual leve de uma escola municipal de Presidente Kennedy/ES. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
A educação gratuita, inclusiva e de qualidade para todos é um direito humano fundamental, reconhecido por organizações e governos internacionais não governamentais. Assim sendo, buscou-se, com essa pesquisa, responder a problemática: qual a percepção dos professores de uma escola do Município de Presidente Kennedy/ES sobre a inclusão de uma criança com deficiência intelectual leve? A questão direcionadora desta pesquisa foi: compreender a percepção dos professores de uma escola municipal acerca do processo de inclusão do aluno com transtorno intelectual leve. Levando em consideração as atitudes dos professores no que concerne à inclusão de alunos com deficiência intelectual, foi feito o delineamento dos objetivos específicos para alcance do objetivo geral que foram: identificar o ponto de vista dos professores sobre o contexto de aprendizagem da criança estudada; verificar as perspectivas que eles possuem sobre o processo de inclusão e aprendizagem do aluno; identificar a formação recebida e a necessidade de formação futura para a inclusão do aluno na escola e desenvolver uma formação continuada para os professores da rede com vistas à capacitação para a inclusão de alunos com deficiência. O referencial teórico traz abordagens sobre a educação inclusiva e necessidades educacionais especiais, definições e a história da transição as autopercepções de professores. Também enfocam a educação inclusiva com abordagens teóricas. E, por fim, um apanhado geral acerca de convenções e políticas internacionais para a educação inclusiva e crianças com deficiência. A pesquisa foi realizada por intermédio de um estudo de caso. Os sujeitos participantes foram: o professor regente do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, o professor de arte, o professor de inglês, o professor de educação física, o professor de ensino religioso, que atuam na A EMEF “Orci Batalha” fica localizada em Cacimbinha, município de Presidente Kennedy/ES. Para dados genuínos, para este estudo, foram realizadas entrevistas com perguntas semiestruturadas aos participantes da pesquisa. Logo após, foi organizado um cronograma para a realização das entrevistas. Por fim, vimos a necessidade de elaboração de novas técnicas de ensino e aprendizagem que melhorem e despertem o interesse das PcDs, bem como preparo dos profissionais que atendem a esse público.