Mostrar el registro sencillo del ítem
INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY/ES
dc.contributor.author | NEVES, Elivania de Souza Benevides | |
dc.date.accessioned | 2023-04-20T14:38:30Z | |
dc.date.available | 2023-04-20T14:38:30Z | |
dc.date.issued | 2021-12-15 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1484 | |
dc.description.abstract | NEVES, Elivania de Souza Benevides. 2021. Inclusão de uma criança com deficiência intelectual leve de uma escola municipal de Presidente Kennedy/ES. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021. A educação gratuita, inclusiva e de qualidade para todos é um direito humano fundamental, reconhecido por organizações e governos internacionais não governamentais. Assim sendo, buscou-se, com essa pesquisa, responder a problemática: qual a percepção dos professores de uma escola do Município de Presidente Kennedy/ES sobre a inclusão de uma criança com deficiência intelectual leve? A questão direcionadora desta pesquisa foi: compreender a percepção dos professores de uma escola municipal acerca do processo de inclusão do aluno com transtorno intelectual leve. Levando em consideração as atitudes dos professores no que concerne à inclusão de alunos com deficiência intelectual, foi feito o delineamento dos objetivos específicos para alcance do objetivo geral que foram: identificar o ponto de vista dos professores sobre o contexto de aprendizagem da criança estudada; verificar as perspectivas que eles possuem sobre o processo de inclusão e aprendizagem do aluno; identificar a formação recebida e a necessidade de formação futura para a inclusão do aluno na escola e desenvolver uma formação continuada para os professores da rede com vistas à capacitação para a inclusão de alunos com deficiência. O referencial teórico traz abordagens sobre a educação inclusiva e necessidades educacionais especiais, definições e a história da transição as autopercepções de professores. Também enfocam a educação inclusiva com abordagens teóricas. E, por fim, um apanhado geral acerca de convenções e políticas internacionais para a educação inclusiva e crianças com deficiência. A pesquisa foi realizada por intermédio de um estudo de caso. Os sujeitos participantes foram: o professor regente do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, o professor de arte, o professor de inglês, o professor de educação física, o professor de ensino religioso, que atuam na A EMEF “Orci Batalha” fica localizada em Cacimbinha, município de Presidente Kennedy/ES. Para dados genuínos, para este estudo, foram realizadas entrevistas com perguntas semiestruturadas aos participantes da pesquisa. Logo após, foi organizado um cronograma para a realização das entrevistas. Por fim, vimos a necessidade de elaboração de novas técnicas de ensino e aprendizagem que melhorem e despertem o interesse das PcDs, bem como preparo dos profissionais que atendem a esse público. | pt_BR |
dc.subject | Inclusão. Deficiência Intelectual. Aprendizagem. | pt_BR |
dc.title | INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY/ES | pt_BR |