HISTÓRIA E LITERATURA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS – 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM PRESIDENTE KENNEDY/ES
Resumo
ALVES, Eliana da Costa. HISTÓRIA E LITERATURA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS – 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM PRESIDENTE KENNEDY/ES. 2021. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Ciência e Tecnologias) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
O presente estudo ocupa-se em correlacionar o ensino das Disciplinas de História e Literatura, discorrendo a respeito da interdisciplinaridade entre estas relevantes fontes do saber para que se perceba a importância do uso de documentos histórico-literários em sala de aula, a fim de despertar maior interesse e eficácia no processo de aprendizagem dos alunos. Desta feita, a pesquisa justifica-se, em síntese, na utilização da literatura como subsídio para a construção do conhecimento histórico, possibilitando um processo de ensino-aprendizagem interessante e motivador ao discente. Para tanto, almeja-se pesquisar, a título de objetivo geral, como os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Presidente Kennedy/ES se apropriam da História local por meio de fontes literárias. Nesse sentido, identifica-se a historiografia do Município de Presidente Kennedy/ES, descreve-se a importância da literatura para intermediar a História do lugar e/ou grupos de pessoas residentes no município pesquisado. A Metodologia de pesquisa utilizada é o Estudo de Caso que contempla uma abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa de tipologia descritiva exploratória. Como produto, são propostas atividades que possibilitem aos alunos o diálogo da Literatura com a História, por meio de um Blog mantido pela autora desta pesquisa. A título de resultados, inferiu-se que, apesar dos profissionais da educação compreenderem a importância de relacionar a História e a Literatura na prática docente, há limitações no dia a dia escolar que ainda impedem a concretude destes ensinamentos.