A BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ANTES E O DEPOIS DA PANDEMIA DA COVID-19
Fecha
2021-11-25Autor
JORDÃO, Eduarda de Aguiar Nunes
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JORDÃO, Eduarda de Aguiar Nunes. A Brinquedoteca na Educação Infantil: o antes e o depois da Pandemia da COVID-19.2021.140f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
A Educação Infantil é um período bastante peculiar na vida da criança. O professor tem um papel de grande importância ao construir junto com as crianças significados práticos para os conhecimentos previstos para ser adquiridos pelas crianças, lançando mão de metodologias nas quais estimulem o seu desenvolvimento de maneira prazerosa. Assim, é importante que as escolas de Educação Infantil, garantam espaços físicos que propiciem e estimulem a brincadeira, como forma de desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor. A brinquedoteca, portanto, configura-se como um espaço pedagógico, onde a criança começa a vivenciar situações lúdicas cotidianas de interação com seus pares e, também, a desenvolver e a criar sua personalidade, ética e valores perante outras crianças. Ao considerar a pandemia da COVID-19, na qual obrigou a população a um isolamento social, o presente estudo se sustenta no pressuposto que este período em que as crianças estão afastadas das escolas compromete de forma bastante significativa o desenvolvimento integral das mesmas. Sendo assim, permite-se questionar como os professores do Maternal II dos CMEIs “Bem-me-quer” e “Santa Lúcia” percebem o desenvolvimento integral dos alunos no antes e no depois da COVID 19 em relação a brinquedoteca. Nesta ótica, a partir de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, foi possível através de ferramentas, como grupo focal e entrevista semiestruturada levantar as principais fragilidades dos professores em desenvolver atividades nas brinquedotecas que promovam de fato o desenvolvimento das potencialidades afetivas, cognitivas, psicomotoras e sociais nas crianças, bem como as dificuldades impostas pela Pandemia em trabalhar estas questões nas crianças em razão da ínfima contribuição das famílias na aplicação das atividades propostas de forma remota. Neste sentido, foi concludente a necessidade de uma formação mais efetiva aos educadores para atuar junto às brinquedotecas promovendo o desenvolvimento integral das crianças.