• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA COMO ATIVIDADE INTEGRANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS INICIAIS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
EDILZA IRENE CHAVES DOS SANTOS.pdf (1.591Mb)
Data
2021-10-20
Autor
SANTOS, Edilza Irene Chaves dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
SANTOS, EDILZA IRENE CHAVES DOS. PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA COMO ATIVIDADE INTEGRANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS INICIAS, 2021. P. 129. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os professores trabalham leitura literária para a formação dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental – anos iniciais de uma escola da rede Municipal Presidente Kennedy-ES. Para alcançar esse objetivo, faremos a abordagem desse tema com a necessidade de se trazer à discussão a importância da prática da sala de aula de docentes da Educação Básica dos anos iniciais, com ênfase do uso da Leitura Literária, para assegurar a aquisição da proficiência e compreensão leitora. Para tanto o estudo consubstancia-se nas ideias de Abramovich (2009), Soares (1999), Colomer (2003), Cosson (2009) e Zilberman (1991). A partir das reflexões desses teóricos se tornou factível estabelecer um percurso de ação, calçado em uma argumentação sedimentada, para amparar a hipótese, de que o uso de estratégias de leitura literária nos primeiros anos da Educação Básica pode promover um enlace do educando com o ato de ler, de modo a facilitar o processo de autonomia e proficiência leitora. A metodologia elencada foi um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, as análises dos dados foi através dos questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas, e de roda de conversa. Os resultados encontrados na pesquisa apontam que é possível compreender que os entendimentos de leitura literária dos professores fundamentam suas práticas e, mediante eles, os lugares que as situações dedicadas à leitura ocupam na rotina pedagógica das crianças. Além disso, propôs ao final da pesquisa elaborar um guia de leituras literárias com metodologias que buscam contribuir para a prática da leitura literária para professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental a ser desenvolvido para auxiliar o docente a trabalhar de forma prática e consistente a Leitura Literária em sala de aula na Educação Básica.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1474
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião