Mostrar el registro sencillo del ítem
PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA COMO ATIVIDADE INTEGRANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS INICIAIS
dc.contributor.author | SANTOS, Edilza Irene Chaves dos | |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T19:39:58Z | |
dc.date.available | 2023-04-19T19:39:58Z | |
dc.date.issued | 2021-10-20 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1474 | |
dc.description.abstract | SANTOS, EDILZA IRENE CHAVES DOS. PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA COMO ATIVIDADE INTEGRANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS INICIAS, 2021. P. 129. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os professores trabalham leitura literária para a formação dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental – anos iniciais de uma escola da rede Municipal Presidente Kennedy-ES. Para alcançar esse objetivo, faremos a abordagem desse tema com a necessidade de se trazer à discussão a importância da prática da sala de aula de docentes da Educação Básica dos anos iniciais, com ênfase do uso da Leitura Literária, para assegurar a aquisição da proficiência e compreensão leitora. Para tanto o estudo consubstancia-se nas ideias de Abramovich (2009), Soares (1999), Colomer (2003), Cosson (2009) e Zilberman (1991). A partir das reflexões desses teóricos se tornou factível estabelecer um percurso de ação, calçado em uma argumentação sedimentada, para amparar a hipótese, de que o uso de estratégias de leitura literária nos primeiros anos da Educação Básica pode promover um enlace do educando com o ato de ler, de modo a facilitar o processo de autonomia e proficiência leitora. A metodologia elencada foi um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, as análises dos dados foi através dos questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas, e de roda de conversa. Os resultados encontrados na pesquisa apontam que é possível compreender que os entendimentos de leitura literária dos professores fundamentam suas práticas e, mediante eles, os lugares que as situações dedicadas à leitura ocupam na rotina pedagógica das crianças. Além disso, propôs ao final da pesquisa elaborar um guia de leituras literárias com metodologias que buscam contribuir para a prática da leitura literária para professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental a ser desenvolvido para auxiliar o docente a trabalhar de forma prática e consistente a Leitura Literária em sala de aula na Educação Básica. | pt_BR |
dc.subject | Leitura Literária. Roda de Conversa. Prática pedagógica nos anos iniciais da Educação Básica. | pt_BR |
dc.title | PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA COMO ATIVIDADE INTEGRANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS INICIAIS | pt_BR |