Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCOSTALONGA, Delcenir Porto
dc.date.accessioned2023-04-19T18:58:00Z
dc.date.available2023-04-19T18:58:00Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1472
dc.description.abstractCOSTALONGA, Delcenir Porto. Indisciplina Escolar: um estudo de caso na escola do campo EMEIEF “São Paulo” do município de Presidente Kennedy-ES. Dissertação de Mestrado. Faculdade Vale do Cricaré, 2021. 97f. A indisciplina constitui um dos maiores e mais graves problemas em sala de aula, pois tem como seus agentes a própria escola, professores, alunos e a família. O desenvolvimento do tema Indisciplina Escolar tem com o justificativa o fato de o comportamento indisciplinado do aluno está presente em toda a trajetória e etapa escolar, indicando, assim, que as atitudes indisciplinares podem ser resultados de carência efetiva, do processo e/ou prática pedagógica que comprometem a aprendizagem e reflete no desempenho dos professores. Essa questão levou a investigar: Como os professores do 5º ano do ensino fundamental da Escola do Campo EMEIF “São Paulo” do município de Presidente Kennedy-ES entendem a indisciplina escolar. Definiu-se como objetivo geral: Compreender como os professores do 5º ano do ensino fundamental da rede pública municipal de Presidente Kennedy-ES compreendem indisciplina escolar. Existem estratégias que auxiliam o professor a trabalhar a indisciplina e o mau comportamento do aluno em sala de aula, dessa forma propõe-se como produto final desta dissertação, com base na literatura e resultados da pesquisa, criar um e-book para a comunidade escolar e alunos das escolas pesquisadas, baseado em vários estudos e nas abordagens e relatos dos professores e equipe escolar sobre a indisciplina escolar, com o sentido de destacar a importância desse tema no contexto escolar. Em se tratando dos procedimentos metodológicos, foi realizado um estudo de caso, com aplicação de um questionário e dois encontros em grupo focal envolvendo três professores que atuam em turmas do 5º ano a cinco professores da escola do Campo EMEIEF “São Paulo”, da rede pública municipal de Presidente Kennedy-ES. Os resultados obtidos indicaram que os professores o conhecimento sobre o conceito de indisciplina, adoram métodos e práticas pedagógicas que buscam incluir o aluno indisciplinado nas atividades, reconhece a importância e a necessidade de a família integrar esse processo e que a postura indisciplinada do aluno tem relação direta com o comportamento. Os profissionais estão predispostos a promover a aprendizagem do aluno indisciplinado sem deixá-lo isolado contando com om apoio da escola e da equipe pedagógica.pt_BR
dc.subjectIndisciplina escolar. Causas. Prática pedagógica. Estratégias.pt_BR
dc.titleINDISCIPLINA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DO CAMPO EMEIEF “SÃO PAULO” DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ESpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples