• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NA ALFABETIZAÇÃOE NO LETRAMENTO DE ALUNOS DA EMEIEF SÃO PAULO – PRESIDENTE KENNEDY/ES

Thumbnail
View/Open
DALVINA COSTA FONTANA.pdf (6.218Mb)
Date
2021-12-10
Author
FONTANA, Dalvina Costa
Metadata
Show full item record
Abstract
FONTANA, Dalvina Costa. CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO DE ALUNOS DA EMEIEF SÃO PAULO – PRESIDENTE KENNEDY/ES. 2021. 118 fls. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. O presente estudo propôs uma reflexão sobre a importância do uso dos jogos pedagógicos na alfabetização e no letramento dos alunos. O objetivo central desta pesquisa consistiu em compreender como que os jogos pedagógicos contribuem para o processo de alfabetização e letramento dos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental – anos iniciais da escola EMEIEF São Paulo, localizada no município de Presidente Kennedy/ES. Descreveu-se, no decorrer do trabalho, acerca do relevante papel dos jogos pedagógicos enquanto instrumentos de aprendizagem, relatando a respeito do uso dos jogos pelos professores pesquisados. Apresentou-se a revisão da literatura pertinente, a contextualização e aplicabilidade da proposta primária desta pesquisa, de maneira a trazer sugestões para auxiliar os professores alfabetizadores no compartilhamento do conhecimento com seus alunos de forma lúdica. A Metodologia aplicada foi o Estudo de Caso que consiste em investigar determinado objeto dentro do contexto fático em que está inserido, para que a temática seja amplamente detalhada e discutida. Para isso, realizou-se uma investigação para verificar junto aos seis professores da EMEIEF São Paulo – Presidente Kennedy/ES como utilizam os jogos pedagógicos e sua percepção a respeito desses recursos para alfabetizar e letrar os estudantes. Como produto, disponibilizou-se aos professores participantes da pesquisa, um e-book com orientações de como utilizar jogos pedagógios em suas turmas para acelerar a alfabetização e o letramento dos alunos.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1469
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback