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AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO CMEI BEM ME QUER: AVANÇOS E DESAFIOS

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CRISTINA PEREIRA BAIENSE.pdf (8.310Mb)
Fecha
2021-12-08
Autor
BAIENSE, Cristina Pereira
Metadatos
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Resumen
BAIENSE, Cristina Pereira. As práticas pedagógicas de educação quilombola no CMEI “Bem-me-quer”: avanços e desafios. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação). Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus: 2021. 125 f. Esse estudo teve por objetivo analisar se as práticas pedagógicas realizadas pelos professores do CMEI “Bem-me-quer” estão alinhadas à educação quilombola, valorizando a cultura local. A pesquisa envolveu a temática da educação quilombola como uma importante modalidade da educação básica e a importância de uma educação antirracista para a promoção de uma educação mais justa. Para isso, foram utilizadas como base as contribuições de teóricos como Dias et al. (2021), Pereira e Rocha (2020) e Certeau (1998), entre outros. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa qualitativa, buscando analisar a preparação dos profissionais que atuam na instituição, bem como seus conhecimentos sobre o que representa a Educação Quilombola. Assim, foi possível constatar que alguns dos profissionais não estão devidamente preparados para promover o ensino contextualizado que se faz necessário, considerando a realidade dos alunos, pois não tiveram acesso à formação continuada, a qual orienta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola, dificultando a realização de um ensino que valorize a história e cultura da comunidade, já que alguns deles nem ao mesmo compreendem o que vem a ser essa modalidade de ensino. Portanto, pode-se concluir que é necessário investir mais na formação e atualização dos profissionais que atuam nessa modalidade para prepará-los para desenvolver uma prática de reconhecimento e valorização da cultura quilombola.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1467
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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