Mostrar el registro sencillo del ítem
CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
dc.contributor.author | SILVA, Cristiely Monteiro da | |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T13:20:15Z | |
dc.date.available | 2023-04-19T13:20:15Z | |
dc.date.issued | 2021-12-08 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1465 | |
dc.description.abstract | SILVA, CRISTIELY MONTEIRO DA. Contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2021. Desde a infância a criança tem um interesse em desenvolver atividades relacionadas ao brincar, que envolvem brinquedos e jogos, que além de diverti-las proporcionam momentos de interação social com outras crianças e até mesmo com os adultos. Essa interação promovida pelo brincar é classificada como parte do processo de desenvolvimento da criança, no qual contribui para desenvolvimento do intelecto da criança, uma vez que os jogos e as brincadeiras estimulam as habilidades cognitivas ao trabalhar as regras e a imaginação da criança, por meio dos jogos simbólicos. Diante disso, trazendo para o contexto educacional, essa pesquisa buscou compreender como as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil, como proposta pedagógica que potencialize a aprendizagem e consequentemente o desenvolvimento do intelecto da criança. Como metodologia de pesquisa, foi realizado um grupo focal com 07 professores da EMEIEF Vilmo Ornelas Sarlo, localizada no Município de Presidente Kennedy/ES, com a finalidade de verificar a percepção destes quanto ao uso das atividades lúdicas, como prática pedagógica com vistas a promover o desenvolvimento cognitivo da criança de 4 a 5 anos de idade. Como resultados, constatou-se que os professores compreendem a importância dos jogos e brincadeiras, enquanto lúdico, para o desenvolvimento da criança na primeira etapa da Educação Infantil, todavia, ressaltam a necessidade de que as atividades propostas tenham um conteúdo intencional, com vistas a estimular a aprendizagem, dado que o lúdico por si só não abriga o desenvolvimento cognitivo. Assim, cabe ao professor utilizar desse instrumento, como dimensão educativa, que proporcione um ensino-aprendizado de maneira prazerosa e divertida, maximizando a construção do conhecimento da criança. Como produto educativo, elaborou-se um e-book com sugestões de atividades lúdicas, incluindo jogos e brincadeiras, como proposta pedagógica de desenvolvimento das habilidades cognitivas da criança. | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil. Desenvolvimento Cognitivo. Ludicidade. | pt_BR |
dc.title | CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |