CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
SILVA, CRISTIELY MONTEIRO DA. Contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2021.
Desde a infância a criança tem um interesse em desenvolver atividades relacionadas ao brincar, que envolvem brinquedos e jogos, que além de diverti-las proporcionam momentos de interação social com outras crianças e até mesmo com os adultos. Essa interação promovida pelo brincar é classificada como parte do processo de desenvolvimento da criança, no qual contribui para desenvolvimento do intelecto da criança, uma vez que os jogos e as brincadeiras estimulam as habilidades cognitivas ao trabalhar as regras e a imaginação da criança, por meio dos jogos simbólicos. Diante disso, trazendo para o contexto educacional, essa pesquisa buscou compreender como as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil, como proposta pedagógica que potencialize a aprendizagem e consequentemente o desenvolvimento do intelecto da criança. Como metodologia de pesquisa, foi realizado um grupo focal com 07 professores da EMEIEF Vilmo Ornelas Sarlo, localizada no Município de Presidente Kennedy/ES, com a finalidade de verificar a percepção destes quanto ao uso das atividades lúdicas, como prática pedagógica com vistas a promover o desenvolvimento cognitivo da criança de 4 a 5 anos de idade. Como resultados, constatou-se que os professores compreendem a importância dos jogos e brincadeiras, enquanto lúdico, para o desenvolvimento da criança na primeira etapa da Educação Infantil, todavia, ressaltam a necessidade de que as atividades propostas tenham um conteúdo intencional, com vistas a estimular a aprendizagem, dado que o lúdico por si só não abriga o desenvolvimento cognitivo. Assim, cabe ao professor utilizar desse instrumento, como dimensão educativa, que proporcione um ensino-aprendizado de maneira prazerosa e divertida, maximizando a construção do conhecimento da criança. Como produto educativo, elaborou-se um e-book com sugestões de atividades lúdicas, incluindo jogos e brincadeiras, como proposta pedagógica de desenvolvimento das habilidades cognitivas da criança.