Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLOUZADA, Chirlene Wandermurem
dc.date.accessioned2023-04-14T14:34:18Z
dc.date.available2023-04-14T14:34:18Z
dc.date.issued2021-10-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1459
dc.description.abstractLOUZADA, Chirlene Wandermuren. Educação em tempos de pandemia – memórias do confinamento. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021. O presente trabalho tem como objetivo geral os processos de reinvenção docente das suas práticas pedagógicas, visando estreitar a relação com o aluno, e no intuito de reforçar a aprendizagem, no contexto da crise gerada pelo coronavírus. A pesquisa envolverá todos os alunos do oitavo ano do município de Presidente Kennedy. O enfoque desse estudo são os trâmites utilizados pelos professores – aula com apostila, atendimento em WhatsApp, pesquisa no portal Google Classroom, vídeo conferência pela plataforma Google Meet e videoaulas, e a percepção dos alunos dessa conduta. O desenvolvimento se justifica pela necessidade de procurar práticas pedagógicas que pudessem permitir um enlace com os educandos, no afã de evoluírem na disciplina. Pensou-se em uma alternativa que fizesse sentido, ativando os seus conhecimentos prévios, propiciasse as conexões entre o programa da disciplina, no caso específico, gêneros textuais – diário - e a aprendizagem da gramática, em si. O estudo utilizar-se-á do gênero do discurso Diário para coleta do ponto de vista dos alunos do oitavo ano, para obtenção das percepções destes, acerca do estudo em casa. A proposta ensejada é a exploração da leitura de bibliografias que envolvem o Diário, e a prática, que se dará a partir dos relatos do confinamento e resultará no produto final a produção do ebook “Diários do Confinamento”. Desse modo, as aulas oportunizaram a aquisição de conhecimentos únicos à medida que iam-se findando as aulas, a bagagem cultural e cognitiva da professora pesquisadora e dos alunos foi crescendo. Os alunos, por meio da oficina e construção de seus textos, puderam perceber que são capazes de pensar por si só, ser críticos e construir seus próprios relatos, da mesma forma, foram capazes de verificar que as metodologias educacionais mudaram e de agora em diante as TIC’s farão parte de todo o processo educacional. A fim de referenciar o objetivo deste trabalho, serão apresentadas reflexões teóricas, usando como base a pesquisa bibliográfica de autores como Geller; Costa e Libâneo; Belloni; Tavares, Costa e Silva; Porto e Lucena; Feitosa; Soares; Barbosa; Jordão; Nunes; Liberali; Bailey - no que diz respeito a metodologia utilizada, foram tomados de empréstimo as ideias dos autores Gil e Paulino.pt_BR
dc.subjectDiário. Metodologias Ativas. Ensino Remoto.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA – MEMÓRIAS DO CONFINAMENTOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples