• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA – MEMÓRIAS DO CONFINAMENTO

Thumbnail
View/Open
CHIRLENE WANDERMUREMLOUZADA.pdf (2.119Mb)
Date
2021-10-30
Author
LOUZADA, Chirlene Wandermurem
Metadata
Show full item record
Abstract
LOUZADA, Chirlene Wandermuren. Educação em tempos de pandemia – memórias do confinamento. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021. O presente trabalho tem como objetivo geral os processos de reinvenção docente das suas práticas pedagógicas, visando estreitar a relação com o aluno, e no intuito de reforçar a aprendizagem, no contexto da crise gerada pelo coronavírus. A pesquisa envolverá todos os alunos do oitavo ano do município de Presidente Kennedy. O enfoque desse estudo são os trâmites utilizados pelos professores – aula com apostila, atendimento em WhatsApp, pesquisa no portal Google Classroom, vídeo conferência pela plataforma Google Meet e videoaulas, e a percepção dos alunos dessa conduta. O desenvolvimento se justifica pela necessidade de procurar práticas pedagógicas que pudessem permitir um enlace com os educandos, no afã de evoluírem na disciplina. Pensou-se em uma alternativa que fizesse sentido, ativando os seus conhecimentos prévios, propiciasse as conexões entre o programa da disciplina, no caso específico, gêneros textuais – diário - e a aprendizagem da gramática, em si. O estudo utilizar-se-á do gênero do discurso Diário para coleta do ponto de vista dos alunos do oitavo ano, para obtenção das percepções destes, acerca do estudo em casa. A proposta ensejada é a exploração da leitura de bibliografias que envolvem o Diário, e a prática, que se dará a partir dos relatos do confinamento e resultará no produto final a produção do ebook “Diários do Confinamento”. Desse modo, as aulas oportunizaram a aquisição de conhecimentos únicos à medida que iam-se findando as aulas, a bagagem cultural e cognitiva da professora pesquisadora e dos alunos foi crescendo. Os alunos, por meio da oficina e construção de seus textos, puderam perceber que são capazes de pensar por si só, ser críticos e construir seus próprios relatos, da mesma forma, foram capazes de verificar que as metodologias educacionais mudaram e de agora em diante as TIC’s farão parte de todo o processo educacional. A fim de referenciar o objetivo deste trabalho, serão apresentadas reflexões teóricas, usando como base a pesquisa bibliográfica de autores como Geller; Costa e Libâneo; Belloni; Tavares, Costa e Silva; Porto e Lucena; Feitosa; Soares; Barbosa; Jordão; Nunes; Liberali; Bailey - no que diz respeito a metodologia utilizada, foram tomados de empréstimo as ideias dos autores Gil e Paulino.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1459
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback