APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DOS 6º ANOSOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO DEVER DE CASA
Abstract
SANTOS, ALEZIANI SCHERRER. Aprendizagem significativa: percepções dos estudantes do 6º ano sobre as contribuições do dever de casa. 2021. 73f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender os desafios e possibilidades do dever de casa a partir a percepção dos estudantes do 6º ano de duas escolas inseridas no município de Cachoeiro do Itapemirim. Ela se fundamenta na Psicologia Educacional de Ausubel, a qual enfoca o conhecimento prévio do aluno como a chave do processo de ensino e aprendizagem. Também está fundamentada na Taxionomia de Bloom (1986) que defende objetivos de aprendizagem claros e mensuráveis de forma que oportunize ao aluno, uma verdadeira mudança de pensamento, condutas e de ações. A pesquisa é de cunho bibliográfico, qualitativo, bem como, pesquisa de campo utilizando como instrumento o questionário para a coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram 30% dos alunos do 6º Ano das duas escolas. Dessa forma, a pesquisa verificou que o dever de casa é uma parte de fundamental importância no processo ensino e aprendizagem no 6º ano, pois contribui também, para o aluno ser protagonista, com participação ativa e desenvolvimento integral.