IMAGENS CONCEITUAIS SOBRE FRAÇÕES EQUIVALENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-17Autor
MINGUTA, Aleksander De Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
MINGUTA, ALEKSANDER DE SOUZA. Imagens conceituais sobre frações equivalentes no ensino fundamental: uma contribuição ao processo de ensino e de aprendizagem. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus - ES, 2021.
A presente pesquisa se insere no campo da Educação Matemática e abordou o processo de ensino e de aprendizagem sobre frações equivalentes no ensino fundamental. O tema frações está inserido no contexto dos números racionais e é considerado um dos mais complexos para os estudantes, sendo o conceito de frações equivalentes um dos seus aspectos centrais. A pesquisa teve como objetivo analisar as imagens conceituais evocadas, durante a resolução de atividades sobre equivalência de frações, por estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Presidente Kennedy/ES. Para isso, baseou-se nos estudos de Tall e Vinner (1981) e de Zanon (2019) sobre imagens conceituais e definição do conceito, e nos textos de Bertoni (2009) e Giovanni Júnior e Castrucci (2018a) sobre frações equivalentes. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Presidente Kennedy, sul do Espírito Santo, e dela participaram 36 estudantes do 7º ano do ensino fundamental. Investigou-se as imagens conceituais iniciais apresentadas pelos estudantes sobre frações equivalentes e sua reconfiguração mediante a aplicação de atividades em aulas sobre esse tópico matemático. Quanto aos resultados, verificou-se a presença de imagens conceituais iniciais não vazias, algumas relacionadas ao ensino e a aprendizagem vivenciadas em anos anteriores e outras relacionadas com a definição de frações equivalentes. Tais imagens, em geral, se mostraram fragmentadas e incipientes, embora em sua maioria coerentes quando comparadas com a teoria formal. Concluiu-se que as aulas aplicadas, baseadas em discussões coletivas envolvendo a turma inteira em torno de atividades específicas, previamente selecionadas por suas características que tendem a favorecer a construção/reconstrução e o desvelar de imagens conceituais, forneceram base para movimentações das imagens, pautadas em inclusões e exclusões positivas e negativas de características ligadas ao conceito de equivalência de frações, relevantes para sua caracterização, compreensão e utilização. O desenvolvimento da pesquisa subsidiou a elaboração de um guia didático destinado a professores de matemática, com orientações e sugestões de atividades sobre frações equivalentes tendo em vista a utilização da análise de imagens conceituais na prática docente.